LITERATURA

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio de 2024

A expedição navega 1.300 Km pelos rios Madeira, Amazonas e Negro, com as atividades sendo realizadas em escolas públicas da rede de ensino, atendendo estudantes, professores, profissionais da educação e comunidades


Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – 3ª Edição. A expedição literária percorre, no período de 30 de abril a 17 de maio, oito cidades da Amazônia: Porto Velho (30/04), Humaitá (02/05), Manicoré (06/05), Novo Aripuanã (08/05), Borba (10/05), Nova Olinda do Norte (13/05), no Rio Madeira, Itacoatiara (15/05), no Rio Amazonas e Manaus (17/05), no Rio Negro.

A expedição navega 1.300 Km pelos rios Madeira, Amazonas e Negro, com as atividades sendo realizadas em escolas públicas da rede de ensino, atendendo estudantes, professores, profissionais da educação e comunidades. Também serão feitas doação de livros, incentivando a leitura e o conhecimento.

As Oficinas Literárias são realizadas de forma gratuita, cada uma com 08 horas/aula e com educadores da região Amazônica e de outras regiões do país. Conheça as Oficinas e seus Educadores. Em todas as cidades visitadas pelo Amazônia das Palavras – Terceira Edição, após as Aulas Magnas acontece o Espetáculo Circense “Silêncio Total”, com o Palhaço XUXU, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos.

Continua depois da Publicidade

Confira as oficinas e os educadores:

Mitos e Histórias Indígenas – Professor Yaguarê Yamã

Slam – A Poesia Falada – Professora Roberta Estrela D´Alva

Continua depois da Publicidade

Produção de Textos Literários – Poeta Dori Carvalho

A Palavra Animada – Professor Marcos Magalhães

Continua depois da Publicidade

Música e Literatura – Professor Thiago Thiago De Mello

Como Utilizar o Cinema em Sala De Aula – Professora Bete Bullara

Literatura e a Moda – Professora Marcela Kopanakis Segismundo

No período noturno o Amazônia das Palavras tem a seguinte programação com Aulas Magnas:

Aula Magna Batalha de Slam, com a Professora Roberta Estrela D’Alva, nas cidades de Porto Velho/RO (30/04) e Nova Olinda do Norte/AM (13/05)

Aula Magna: Poesia necessária para a vida – Leres, escreveres, dizeres e viveres, com o Professor Dori Carvalho, nas cidades de Humaitá/AM (02/05) e Novo Aripuanã/AM (08/05);

Aula Magna: Basta se lembrar, nada vai sumir, com o Professor Thiago Thiago de Mello, na cidade de Borba/AM (10/05);

Aula Magna: Identidade Amazônica, com o Professor Yaguarê Yamã, na cidade de Manicoré/AM (06/05);

Aula Magna da Babilônia à Amazônia, Uma História da Diáspora, com o Professor e Escritor Márcio Souza, nas cidades de Itacoatiara/AM (15/05) e Manaus/AM (17/05)

Na cidade de Manaus, no dia 17 de maio, acontece ainda a homenagem ao escritor Márcio Souza. Nas 8 Escolas Públicas, serão plantadas mudas de Pau-Brasil, símbolo de nossa história e cultura e do compromisso de sustentabilidade do Amazônia das Palavras Terceira Edição, como forma de reduzir as emissões de carbono e contribuir com a restauração ambiental.