Vinte e cinco estados foram atingidos pela falta de energia ocasionada pelo blecaute


APAGÃO

Em quase todo país vários estados ficaram em situação caótica

 

Continua depois da Publicidade

O Brasil amanheceu, nesta terça-feira (15/08) com um blackout que atingiu norte, nordeste, centro-oeste, e parte do sudeste. Ao todo, 25 estados foram atingidos com a falta de energia. Segundo o Ministério Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento no eixo Norte- Sudeste do Linhão do Tucurui foi a causa do apagão que interrompeu cerca 16 mil Mega Watts (MW) afetando vários estados.

Em Manaus, semáforos desligados, cirurgias canceladas nos hospitais, serviços públicos adiados, postos de gasolinas fechados, aulas das escolas suspensas, comerciantes amargando prejuízos com a perca de produtos que precisam da energia elétrica para serem conservados ou produzidos são apenas algumas consequências da falta de energia em virtude ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Continua depois da Publicidade

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente com a criação de um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

De acordo com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o blecaute foi de grande porte que só excluiu a região sul do país. Feitosa afirmou que o ministro Alexandre Silveira, mesmo em viagem ao exterior com o presidente Lula, “já tomou conhecimento do fato e está tomando as devidas providências” sobre o assunto.

Continua depois da Publicidade

Manaus afetada

Manaus e mais cinco cidades do Amazonas (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara) ficaram sem energia elétrica, devido ao apagão que ocorreu às 7h32, após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia houve um desligamento “intempestivo do Linhão de Tucurui”.

De acordo com a empresa, o desligamento causou blecaute no sistema de Manaus e Interligados. “No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”, disse a empresa, em nota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF, Ednailson Rozenha, esta é a oportunidade de jovens talentos ascenderem no futebol local, que está cada vez mais em destaque no país. Ele ressalta seu desejo para que a competição seja um sucesso.

“A Série B é importantíssima no calendário da Federação. Limitamos a competição para jogadores Sub-23, o que é ótimo para dar oportunidades aos jovens talentos do futebol amazonense. Eles terão uma visibilidade importante para mostrar seu potencial e, assim, serem reconhecidos. Esperamos que o preparo e empenho dos times permitam que esses jovens tenham uma chance de melhorar suas vidas através do futebol”, afirma. “Contamos com o apoio de todos para fazer dessa edição um grande sucesso! Juntos, estamos fazendo história no futebol baré”, declara.