COMEMORAÇÃO

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos

Aproximadamente 400 mil pessoas passam pela ponte diariamente


Construída em 1974, A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, completa 50 anos nesta segunda-feira (04/02). A obra tem um fluxo diário de 150 mil veículos, atendendo cerca de aproximadamente 400 mil pessoas.

Foto: Divulgação

Antes da construção da ponte, o trajeto entre as duas cidades era feito exclusivamente por barcas ou por um percurso terrestre extenso, de mais de 100 quilômetros, dando a volta pela Baía de Guanabara.

Continua depois da Publicidade

Com um comprimento de 13 quilômetros, a ponte já foi considerada a maior obra de engenharia do país por ter o maior vão em viga reta do mundo. Marco da engenharia nacional, a ponte foi construída com aço inglês e tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura.

O nome oficial da ponte faz homenagem ao presidente do Brasil da época da construção, general Arthur Costa e Silva, que assinou a autorização para a obra em 1968. O tempo necessário para cruzar toda a estrutura é de apenas 13 minutos. Uma verdadeira revolução em relação ao início da década de 1970.