ARQUEOLOGIA & HISTÓRIA

Pesquisadores encontraram gravuras rupestres em Torixoréu e investigam possível sítio arqueológico

Mato Grosso é destaque no ramo arqueológico. O estado abriga o sítio arqueológico mais antigo das Américas, o Abrigo Rupestre Santa Elina, no município de Jangada, a 82 km de Cuiabá.


O município de Torixoréu, a 577 km de Cuiabá-MT, aguarda o resultado de uma investigação sobre um possível novo sítio arqueológico localizado às margens do Rio Araguaia, no sudoeste de Mato Grosso, após pesquisadores encontrarem diversas gravuras rupestres. Os registros foram constatados durante a 1ª Expedição ao Rio Araguaia, organizada pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) do Ministério Público Federal (MPF), no final de 2023.

Foto: Divulgação

O abrigo rupestre da época pré-colonial está localizado dentro de uma fazenda, às margens do Rio Araguaia. Nas imagens que compõem o relatório, é possível ver gravuras em espiral, além de painéis com gravuras rupestres.

Continua depois da Publicidade

Segundo a arqueóloga e fundadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Suzana Hirooka, a arte rupestre é uma importante pista para entender como nossos antepassados pensavam e conviviam.

“Estamos falando das primeiras manifestações artísticas da nossa humanidade, em um período que não existia a escrita. A arte é uma manifestação que torna possível entender os sentimentos de povos do passado e que não existe outra maneira de compreendê-los a não ser por ferramentas e gravuras”, explica.

O MPF estipulou o prazo de 60 dias para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realize vistoria e cadastre o sítio arqueológico no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA/Iphan). Mato Grosso é destaque no ramo arqueológico. O estado abriga o sítio arqueológico mais antigo das Américas, o Abrigo Rupestre Santa Elina, no município de Jangada, a 82 km de Cuiabá.

Continua depois da Publicidade