HOMENAGEM

Município de Caratinga decreta luto de uma semana após morte do cartunista Ziraldo

Cidade mineira fez questão de expressar o profundo pesar ao seu cidadão mais ilustre


Caratinga, a terra natal do cartunista Ziraldo, localizada na região Leste de Minas Gerais, decretou por meio da Prefeitura,  luto oficial de sete dias tendo como objetivo expressar o profundo pesar pelo falecimento de um dos seus filhos mais famosos, além de solidarizar-se com seus familiares, amigos e admiradores.

Foto: divulgação

O filho mais ilustre da cidade que também era, jornalista, escritor, pintor, cartazista, teatrólogo, chargista e caricaturista, Ziraldo Alves Pinto, de 91 anos, morreu dormindo, de causas naturais, no apartamento onde morava, na Zona Sul do Rio de Janeiro no último sábado, dia 6.

Continua depois da Publicidade

Depois do conhecimento do fato, seus conterrâneos fizeram questão de reverenciar o artista por meio de uma estátua gigante do Menino Maluquinho, uma de suas principais criações, colocada na entrada da cidade em 2003. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, através do perfil da unidade sediada em Caratinga, manifestou seu pesar pelo falecimento de Ziraldo.

“Que a genialidade de sua obra possa continuar inspirando positivamente as futuras gerações. Prestamos nossa continência em respeito à grande contribuição de Ziraldo à cultura popular brasileira”, escreveu o Corpo de Bombeiros de Caratinga na postagem.

Foto: Divulgação

Luto oficial também em Curitiba

Continua depois da Publicidade

Outra cidade do país que também decretou luto oficial, foi Curitiba no Paraná, onde a Prefeitura assinou o decreto em homenagem ao desenhista que criou a “Família das Folhas”, personagens da campanha municipal de incentivo à sustentabilidade criada nos anos 1990 e reformulada recentemente pelo próprio cartunista. Até hoje, quem circula pela capital paraense encontra as obras de Ziraldo em peças educativas instaladas em placas, lixeiras e caminhões de lixo.