O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na noite desta segunda-feira (09/12), no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.
De acordo com o boletim médico numa coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (10/12), o presidente não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica, liderada por Roberto Kalil, é de que Lula retome as atividades na próxima semana. Ele ficará internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.
Continua depois da Publicidade
Ainda conforme os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.
O médico Roberto Kalil disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O presidente Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.