DEFESA NAVAL

Marinha do Brasil divulga data do lançamento do seu novo submarino

O lançamento ao mar e o batismo do Submarino Tonelero vão marcar o início do processo de testes para o futuro comissionamento


O terceiro submarino da Classe Riachuelo, o Tonelero (S 42), será lancado ao mar no próximo dia 27 de março, durante uma cerimônia militar a ser realizada no Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí.

Foto Divulgação

A data foi divulgada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que também exerceu o cargo de Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, durante uma apresentação institucional da Marinha do Brasil.

Continua depois da Publicidade

O Submarino Tonelero (S 42), será o segundo submarino a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, feito em homenagem ao passo fortificado à margem direita do rio Paraná, forçado pela esquadra brasileira em 1865.

O primeiro Submarino Tonelero (S 21), de origem britânica da Classe Oberon, foi construído pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness, Lancashire, sendo o segundo da Classe Humaitá. Teve sua quilha batida em 15 de novembro de 1971 e lançado ao mar em 22 de novembro de 1972, tendo como madrinha a Sra. Maria Carolina de Barros Nunes.

Foto Divulgação

O lançamento ao mar e o batismo do Submarino Tonelero vão marcar o início do processo de testes para o futuro comissionamento de mais um submarino da Classe Riachuelo, baseado no projeto Scorpène da gigante francesa Naval Group e construídos pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

Continua depois da Publicidade