Mais de 800 missionários vindos dos quatro cantos do Brasil se reuniram em Manaus, nesta sexta-feira (10/11), no Studio 5 Centro de Convenções para o 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN) e contou com uma Celebração Eucarística de Abertura presidida pelo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler. A cerimônia contou também com a participação de 42 bispos das 19 regionais da Igreja Católica no País, além da presença do clero local. O evento que começou na sexta (10) irá até o dia 15/11.

Infomações e fotos: Ascom Arquidiocese
Com o tema: “Ide, da Igreja local aos confins do mundo” e lema: corações ardentes, pés a caminho, a programação contará com oficinas, grupos temáticos, palestras e momentos nas comunidades locais. Os congressistas que chegaram ao espaço puderam contemplar um pouco da realidade amazônica por meio da apresentação de animais da floresta, frutos locais e elementos da cultura indígena presente no cotidiano dos manauaras. Na área externa do centro de convenções, vários stands de congregações, institutos, pastorais e movimentos puderam expor suas ideias e cultura sacra de todo o Brasil.
Continua depois da Publicidade
Um dos momentos mais importantes deste congresso foi a Romaria dos Mártires da Amazônia, realizada neste no domingo (12/11) com os congressistas saindo da frente do Studio 5 às 16h45 em direção ao Centro Cultural Povos da Amazônia, onde ocorreu uma missa campal. Durante o percurso, os missionários lembraram os mártires que no chão da Amazônia entregaram as suas vidas em favor da evangelização e justiça de tantos povos marginalizados e injustiçados.

Infomações e fotos: Ascom Arquidiocese
Ao final da celebração, o anfitrião, Cardeal Leonardo Steiner agradeceu a presença dos bispos da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a todos que trabalharam para a realização do evento. Também destacou a presença de todos da Arquidiocese de Manaus que não puderam participar do Congresso Missionário, mas se fizeram presentes para celebrar juntos este momento.

Infomações e fotos: Ascom Arquidiocese
Dom Maurício Jardim foi presenteado com o cocar indígena, uma arte local que é um dos símbolos da Amazônia. Em seguida, fez um envio de um missionário do Regional-Sul 4 da CNBB, do projeto Ad gentes proposto pelo Programa Missionário Nacional, o padre Josemar Silva, que vai ser presença da Igreja do Brasil junto às comunidades da Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. O 5CMN finaliza neste próximo dia 15, com a missa de Ordenação Episcopal do Monsenhor Zenildo Lima, às 10h, onde assume oficialmente como novo bispo auxiliar de Manaus.