FATALIDADE

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa mortos e feridos

Pelo menos 10 mortes já foram confirmadas em virtude do sinistro que ocorreu no local que recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social


Moradores de Porto Alegre acordaram com a triste notícia de um incêndio que deixou 10 mortos na madrugada desta sexta-feira (26/04). O sinistro ocorreu na pousada Garoa, localizada na Av. Farrapos e, de acordo com os bombeiros, as chamas começaram por volta das 2h e só foram contidas por volta as 5h, deixando parte da edificação totalmente destruída e algumas pessoas continuam desaparecidas.

Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social e, das 30 pessoas que estavam no espaço na hora do incêndio, 16 delas eram mantidas com dinheiro público. Segundo informações do corpo de bombeiros, no primeiro andar do prédio, foram encontradas duas vítimas, no segundo, cinco e no terceiro, outras três. Não foram localizadas vítimas no último andar.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 11 pessoas foram resgatadas. Oito delas precisaram de atendimento médico e foram levadas pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais. Outras foram receberam atendimento no Hospital Cristo Redentor. O estado de saúde de duas delas é grave e estão entubadas. Outra, também grave, teve 20% do corpo queimada. Por fim, há uma com uma perna fraturada.

Foto: Divulgação

Alguns moradores que sobreviveram ao incêndio relataram que, quando as chamas começaram, os residentes começaram a sair dos apartamentos gritando “fogo, fogo”. A escada do local é grande e alguns foram obrigados a sair pela marquise do segundo andar e não tiveram outra alternativa a não ser pular para salvar a própria vida. Conforme o relato dos Bombeiros, a pousada não tinha Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) e o local seria irregular.