DIA DAS BRUXAS

Halloween, a festa milenar que surgiu na Europa, se popularizou nos Estados Unidos e a cada ano se torna mais frequente no Brasil

Historiadores apontam que a “celebração” do Halloween tem se tornado cada vez mais comum no Brasil graças a influência da cultura norte-americana e da internet


O Halloween surgiu na Europa em algum momento da Idade Média ou Idade Moderna, mas essa prática só chegou aos Estados Unidos tardiamente. Foi no século XIX, com uma migração maciça de irlandeses é que o Halloween chegou aos Estados Unidos. Alguns historiadores dizem que a festa não existia nos EUA no período da colonização, enquanto que outros sugerem que ele existia, mas era extremamente limitada pela rigidez religiosa dos puritanos (calvinistas).

Continua depois da Publicidade

Com os irlandeses, elementos de sua cultura foram levados aos Estados Unidos e depois de um certo tempo acabaram ganhando fama e transformando-se numa das maiores comemorações daquele país. No Brasil, o Halloween só atingiu uma parcela maior em meados dos anos 1990, a partir da popularização dos filmes de terror Hollywoodianos, em virtude disso que as “celebrações” do Dia das Bruxas no Brasil, tem foco mais nas fantasias, maquiagens e festas.

De acordo com historiadora Tupá Guerra, da Universidade de Brasília (UnB), no Brasil, o Halloween é muito “marcado pelos filmes”. Já nos Estados Unidos, a data é recebida com clima de tradição, principalmente pelos cristãos “Fora do Brasil, na Irlanda e nos EUA, a princípio se comemora essa festa como a vigília que os católicos fazem para as almas”, disse Guerra.

Continua depois da Publicidade

Festa de bilhões

Atualmente, o Halloween é uma enorme festa que mobiliza em média 170 milhões de pessoas que gastam bilhões de dólares nela. No Brasil, a data também movimenta bastante o comércio, seja nas lojas de fantasias, maquiagens e até mesmo brinquedos, chegando a ser responsável pelo faturamento de mais de R$ 10 milhões em uma única marca de brinquedos, especializadas em brinquedos temáticos, que surfam no sucesso que produções do gênero de horror fazem tanto nos filmes e nos games.

Continua depois da Publicidade