TRÂNSITO

Detran-SP elimina talão de papel e instala novo app para multar motoristas

Esta medida deve agilizar o processo de multas e também trazer maior transparência para o condutor, que terá acesso a todas as informações de forma digital


Um aplicativo de celular para multar motoristas que infringem as leis de trânsito no estado de São Paulo, passará a ser utilizado por policiais militares que prestam serviço ao Detran do estado. Esta notícia significa o fim do uso do talão tradicional de multas, processo que vem acontecendo gradualmente desde 2020.

Foto: Divulgação

O “aplicativo de multa”, como foi chamado o novo aliado tecnológico, ainda está em fase de homologação pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), mas já promete agilizar diversas etapas do procedimento, inclusive no que diz respeito aos recursos do infrator.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o Detran, o sistema de multas digitais será integrado aos bancos de dados estadual e nacional, permitindo que o agente consulte online informações sobre o veículo e o condutor.

A partir daí, haverá a possibilidade de pagamento da multa com desconto de até 40% pelo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), caso o motorista concorde com a infração, além da opção de apresentar recurso ou liberar veículo apreendido.

Outra função

Continua depois da Publicidade

Outra funcionalidade relevante do aplicativo é o chamado Sistema de Recolhimento de Veículos (SRV). Este recurso identifica imediatamente para qual pátio o veículo apreendido será destinado e solicita o guincho para remoção. O condutor poderá acessar as cópias do auto de infração e do comprovante de recolhimento e remoção do veículo diretamente no site do Detran-SP.