PREOCUPANTE

Cidades do RS voltam a ser castigadas pela forte chuva

São Luiz Gonzaga e Porto Alegre registraram prejuízos nas cidades e estradas com a chuva que caiu nesse fim de semana


São Luiz Gonzaga, cidade do noroeste do estado, foi atingido com uma forte chuva na noite deste sábado (15/06) que ocasionou as rajadas de vento que foi classificado pela Defesa Civil como uma microexplosão, que acontece quando existem tempestades intensas, com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na base da nuvem.

Foto: divulgação

O fenômeno acontece quando a nuvem não suporta o peso, vem a chuva forte, em pouco tempo, acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150 quilômetros por hora. Após o temporal cerca de 30% da cidade foi atingida, mais de mil casas ficaram destelhadas, escolas, postos de saúde e o museu arqueológico também foram afetados.

Continua depois da Publicidade

Já em Porto Alegre, máquinas da prefeitura trabalharam mesmo com chuva no domingo (16/06) para retirar os entulhos que se acumulam pelas ruas há semanas. O desafio é a limpeza dos bairros mais atingidos mais uma vez pela enchente.

Rodovias afetadas

A BR-386, localizada na região dos Vales, voltou a ser bloqueada devido às fortes chuvas. De acordo com a concessionária responsável, o grande volume de chuva torna o tráfego perigoso. Na BR-116, na Serra, pelo menos dois pontos estão com bloqueios por riscos de novos desmoronamentos. E na ERS-431, em Bento Gonçalves, também há dois pontos de bloqueio.

Continua depois da Publicidade