QUEIMADAS RECORDES

Brasil registrou 2,7 mil focos de incêndio nas últimas 24 horas

Os dados foram divulgados pelo Inpe, um dia depois da celebração do “Dia da Amazônia”


Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com o informativo do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta sexta-feira (06/09). Todos os biomas apresentam focos, que podem representar uma ou várias frentes de fogo ativas.

Foto: divulgação

A Amazônia concentra o maior número de focos, com 1.558, seguida do Cerrado, com 811; Caatinga, com 188; Mata Atlântica, 168; Pantanal com 28 e Pampa com cinco focos identificados. O estado do Mato Grosso é o que mantém o maior número de focos, com 933, seguido do estado do Pará, onde há 415 focos ativos.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo. No Pantanal, os incêndios já atingiram 2,6 milhões de hectares, o que corresponde a 17,76% do bioma, e o Cerrado teve mais de 142 mil hectares alcançados, correspondentes a 15,8% do bioma.

As aeronaves já atuam no Pantanal equipadas com um dispositivo capaz de lançar cerca de 2,5 mil litros de água. Segundo o governo, atuam ainda no Pantanal 907 profissionais do governo federal, com outros quatro helicópteros e oito aviões, além de 44 embarcações. Na Amazônia, atuam 1.468 brigadistas.