Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen e divulgada pelo portal Consumidor Moderno, o número de pessoas que trabalham como influenciadores digitais no Instagram já passa de 500 mil em todo o Brasil. O dado coloca o país em primeiro lugar no ranking mundial em número de influenciadores na plataforma.
Para chegar à soma divulgada, o levantamento considerou apenas as contas com mais de 10 mil seguidores na plataforma. No entanto, se considerar o TikTok e YouTube, o Brasil fica na terceira posição no ranking global.
Continua depois da Publicidade
Ainda de acordo com a pesquisa, se for levada em consideração as contas com o número de seguidores entre 1.000 e 10.000 na plataforma, a soma de produtores de conteúdo na internet seria muito maior, passando de 10,5 milhões de pessoas. Com números tão expressivos, a influência digital pode ser uma ferramenta de comunicação poderosa no cenário brasileiro e uma ótima aliada para as marcas.
De acordo com especialistas, os consumidores passaram a confiar mais em recomendações de influenciadores do que em publicidades tradicionais, tornando essa estratégia indispensável no mercado brasileiro, pois os influenciadores conseguem traduzir as mensagens de forma mais humana e confiável, muitas vezes gerando uma conexão emocional com o público.