TRE-RR cassa mandato do governador Antonio Denarium por possível compra de votos


COMPRA DE VOTOS

O pedido de cassação foi de autoria do (Avante), que também pede pela ilegibilidade de Denarium, além de pagamento de multa.

 

Continua depois da Publicidade

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP-RR), teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado, por quatro votos a favor e três contra, acusado de distribuir cestas básicas durante as eleições de 2022. Em seu primeiro ano como governador, Denarium aumentou de 10 mil para 50 mil o número de beneficiários do programa social de transferência de renda. Conforme a presidente da corte eleitoral de Roraima, Elaine Bianch, a ação do governador tipificou em crime eleitoral. 

“Esta corte, por maioria dos votos, deu procedência à representação especial eleitoral reconhecendo a prática de conduta vedada e imposição de multa equivalente a 100 mil UFSR e 21mil UFRS, respectivamente, para Antônio Oliveira Garcia de Almeida e Tânia Soares de Souza. E especificamente em relação ao representado Antônio Oliveira Garcia de Almeida pela cassação do seu diploma com a determinação de realização de novas eleições”. 

O pedido de cassação foi de autoria do (Avante), que também pede pela ilegibilidade de Denarium, além de pagamento de multa.

Continua depois da Publicidade

Com a decisão do TRE-RR, Denarium deixa o cargo de governador e um novo pleito deverá ser realizado no Estado, ainda sem data para acontecer. Antonio é o quarto governador da História de Roraima a ser cassado. 

A Decisão do TRE-RR ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o governador de Roraima pode permanecer no cargo até a decisão final, em Brasília. Caso o TSE decida pela cassação, o vice-governador, Edilson Damião deverá, assume o cargo de chefe do executivo até a realização de novas eleições.

Continua depois da Publicidade