ACHADO CIENTÍFICO

Nova espécie de sucuri gigante é descoberta na Amazônia

O animal tem potencial para ser a maior serpente do mundo, podendo chegar a mais de 7 metros e 250 kg


De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente na revista científica MDPI Diversity, cientistas descobriram na Amazônia uma nova espécie de sucuri gigante denominada de Anaconda Verde do Norte (Eunectes akayima). Os pesquisadores acreditavam que apenas uma espécie de Anaconda Verde, conhecida como Anaconda Gigante, habitava a região amazônica.

Foto: Divulgação

No entanto, os 14 pesquisadores envolvidos na pesquisa descobriram que a nova espécie se mostrou geneticamente distinta das populações do sul da área de distribuição, como Brasil e Equador. Além disso, de acordo com as suas características, o animal tem potencial para ser a maior serpente do mundo, podendo chegar a mais de 7 metros e 250 kg.

Continua depois da Publicidade

Segundo os pesquisadores, as anacondas encontradas em áreas como Venezuela, Suriname e Guiana Francesa apresentaram uma diferença genética de 5,5% em relação às do sul, porém, essa é uma distinção que seria suficiente para classificar como uma nova espécie

Cobra Grande

Na região amazônica, as cobras descobertas situadas ao norte serão denominadas Eunectes akayima, um nome que significa “grande cobra” em línguas indígenas locais, enquanto isso,  as anacondas da região sul continuarão a ser chamadas de Eunectes murinus.

Continua depois da Publicidade