COTA SUBINDO

Vazante do Rio Negro cessou e nível das águas começou a subir

Foram mais de 130 dias de uma estiagem que causou a seca histórica alcançando 12m70cm


O nível do Rio Negro voltou a subir. Depois de atingir no último dia 26 de outubro a cota de 12m70cm, a menor registrada em 121 anos de medições, agora voltou lentamente subir e a cota atual de hoje (30) alcançou 12m87cm. De acordo com estudos realizados pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB), o ritmo da vazante começou a desacelerar e a tendência é que o ritmo comece subir cada vez mais com as chuvas que iniciam em novembro.

Foto: Internet/Divulgação

Ainda de acordo com o SBG, a seca histórica aconteceu devido a bacia amazônica esse ano ter registrado um índice de chuvas bem abaixo do esperada para o período, fazendo com que o nível dos rios descesse com um média uma média de quase 20cm por dia, mas nos últimos dias de outubro, de acordo com as medições realizadas no Porto de Manaus, as quedas já vinham sendo menores até se estabilizar na cota histórica no dia 27, e em três dias já subiu 17cm.

Continua depois da Publicidade

Agência de Fotografia/Estadão

No município de Tabatinga, extremo oeste do Estado, o nível do Rio Solimões também voltou a subir e, desde o último domingo (22), já encheu 99cm e, de acordo com a pesquisadora do SBG Jussara Cury, a tendência é que o rio continue enchendo e seja também registrada uma subida das águas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel, pertencentes a calha do Alto Rio Negro.