EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA

UEA participa da implementação de obra que levará internet de fibra óptica para municípios do Amazonas

A iniciativa integra o programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, que visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está auxiliando na implementação de cabos de fibra ótica, que levarão internet para 12 municípios do estado. Obra do Governo Federal conta com o auxílio da plataforma Selva e do boletim sazonal hidroclimático da universidade para a instalação de mais de mil quilômetros de cabos ao longo dos rios da região, firmando o compromisso do Estado em promover uma educação capacitada para transformar a Amazônia.

Foto: Divulgação

Na prática, o suporte  da Universidade do Estado do Amazonas ocorre em duas frentes: tecnológica, com a plataforma Selva, que monitora diversas variáveis ambientais, incluindo chuvas e descargas elétricas em tempo real, além do boletim sazonal hidroclimático, que monitora as condições do solo para a instalação dos cabos; e apoio de docentes, com alunos mestrandos da universidade oferecendo oficinas para as comunidades ribeirinhas e indígenas que serão impactadas pela chegada dos cabos de fibra óptica.

Continua depois da Publicidade

A iniciativa integra o programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, que visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da implantação de cabos de fibra óptica submersos nos rios. Além disso, cada local contará com uma praça pública equipada com wi-fi, ampliando o acesso à internet para toda a comunidade.

Cada infovia é composta por cabos com 24 pares de fibra óptica. Cada par tem capacidade de até 20 Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com alta qualidade. Os cabos foram projetados para durarem pelo menos 25 anos submersos nos rios.