REPIQUETE

Rio Negro surpreende e volta a secar após a subida das águas no início do mês

Já são quase 20cm de descida registrada desde o dia 7 de novembro


O Rio Negro, um dos principais rios da bacia amazônica, continua secando num processo chamado de repiquete, que pode ter influência direta com a incidência de chuvas na cabeceira do Rio Negro e seus afluentes. Em Manaus, depois de encher 52 centímetros após a marca recorde, a régua do Porto de Manaus registrou 13 metros e 04 centímetros nesta segunda-feira (13/11).

Foto: Internet/Divulgação

De acordo com a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Jussara Cury, o processo de repiquete estar acontecendo pela prolongação da estiagem e do fenômeno El Niño. De acordo com a pesquisadora o fenômeno El Niño deve afetar a região amazônica até abril do ano que vem, modificando os processos de subida e descida dos rios.

Continua depois da Publicidade

A estiagem no Amazonas continua afetando mais de meio milhão de pessoas em 60 dos 62 municípios amazonenses o que equivale a cerca de 150 mil famílias impactadas até o momento. E, enquanto os Rios não sobem definitivamente, as famílias continuam a saga para fugir dos transtornos da seca severa