Na manhã desta quarta-feira, (08/11), a Santidade o Papa Francisco, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, o Padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro. Com o feito, Pe. Hudson se torna o terceiro presbítero diocesano eleito bispo auxiliar para a Arquidiocese, em setembro deste ano, Pe. Zenildo Lima da Silva reitor do Seminário Arquidiocesano São José, também foi eleito pelo Papa para desempenhar esta função na igreja de Manaus.
Continua depois da Publicidade
Com 24 anos de vida sacerdotal, o então Monsenhor Hudson Ribeiro nasceu no município de Parintins em 31 de agosto de 1973 e iniciou sua caminhada aos 18 anos no Seminário Arquidiocesano São José. Atualmente é coordenador do Setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua, é membro da Pastoral Presbiteral e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Manaus, além de compor a Comissão Regional de Presbíteros, do Regional Norte 1.
Em coletiva de imprensa para o anúncio do novo bispo auxiliar, o Cardeal Leonardo Steiner leu a carta enviada pelo Núncio Apostólico e expressou alegria com a nomeação. O nomeado recebeu com surpresa a notícia e diz que não era algo esperado e sonhado, mas que por obediência e em comunhão com os propósitos da Igreja aceitou de todo o coração a missão.
Padre Hudson também coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e o Núcleo de Atendimento Psicológico para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, é assessor do Projeto Içá Ação e Proteção – enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em 10 municípios do Amazonas.
Continua depois da Publicidade
Mais sobre o novo bispo
Continua depois da Publicidade
Graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia, tem especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional, além de mestrado em Educação, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Psicologia. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Atualmente é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas e na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. A ordenação episcopal está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2024.
Fotos: Assessoria de Comunicação