A sensação de segurança está voltando às ruas e aos coletivos de Manaus. É o que afirma o sub-comandante da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Municipal de Manaus, Fernando Souza. Segundo ele, a atuação armada da Guarda Municipal, desde outubro de 2022, fruto de uma emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (LOMAN), de autoria do Vereador Luís Mitoso (MDB), potencializou o poder de defesa do cidadão.
Continua depois da Publicidade
“Estar armado significa possuir responsabilidade, aliás, a arma de fogo é utilizada para a defesa do operador e do cidadão. Importante citar que esse material bélico será acionado em último caso, ou seja, apenas em defesa da vida”, destacou o sub-comandante.
Uma prova disso foi a detenção de quatro infratores (entre eles um menor de idade) no Terminal de Integração 4 (T4), encontrados com um simulacro e uma arma de fabricação caseira, além de diversos celulares e dinheiro, que provavelmente são frutos de assaltos.
Continua depois da Publicidade
Para o vereador Mitoso, a emenda significa um marco para a segurança municipal, uma vez que aumenta o poder de atuação da GM e inibe o criminoso a cometer os delitos. “Treinar e armar nossa Guarda Municipal contribui sobremaneira com a segurança pública em nossa cidade. Esse é o papel do parlamentar compromissado com a cidade: entender suas demandas e ter sensibilidade e coragem para propor leis que a beneficia”, destacou Mitoso, que é candidato à reeleição na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A Guarda Municipal foi armada pelo prefeito David Almeida (Avante) com Pistolas Taurus TS9 (9mm) que é um armamento moderno com uma plataforma atualizada. A Grande Maioria das ocorrências tem envolvimento com assalto a ônibus, e roubos nos terminais de integração e a ROMU, que é o Grupo Especializado da Guarda Municipal, é quem atua nas ocorrências desse nível.
Continua depois da Publicidade
Questionado sobre o que mudou na atuação da Guarda Municipal armada, Fernando Souza é enfático. “Ganhamos a possibilidade de ajudar de fato a população manauara, aqueles trabalhadores que utilizam o transporte público, o cidadão que caminha nas praças e parques, a mulher que sofre violência nas ruas, dentre outros fatos de violência que hoje temos a capacidade de inibir de fato uma ação delituosa”, afirmou.
ATRIBUIÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal de Manaus é o braço da segurança pública gerida pela Prefeitura Municipal. Entre suas funções, estão as rondas de rotina e a proteção do patrimônio e população; realizar guarda permanente dos logradouros e bens municipais, detendo o terceiro que produzir danos; tratar com civilidade as pessoas com quem tenha de entender-se, usando de energia apenas quando necessário para repelir a violência ou fazer respeitar, dentro dos justos limites, entre outras.