XEQUE-MATE

Jovens enxadristas amazonenses conquistam ouro no JEB´S 2023 realizado em Brasília

Desde 1985 o Amazonas não era Campeão do JEB's no Xadrez Individual Masculino e, além disso, ainda trouxe ouro na modalidade "equipes" também


Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2023 realizados em Brasília testemunharam uma performance excepcional por parte dos talentosos atletas do Amazonas. Suan Bruno Fernandes Lira, um jovem enxadrista representando a CETI Elisa Bessa Freire, conquistou a medalha de ouro na categoria de Xadrez Pensado no Individual Masculino nesta segunda-feira 30/10. Além disso, também foi campeão na modalidade “Xadrez em Duplas” ao lado de Williams Alves Teles Soares, garantindo outra medalha de ouro para o Amazonas.

Continua depois da Publicidade

“As conquistas foram emocionantes, se por um lado na competição individual o Suan era o favorito, por outro lado tivemos no torneio por Equipes uma grande superação para ganharmos o título derrotando Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná na Final”, comentou Andrey Neves, enxadrista amazonense com o título de Mestre FIDE e treinador de Suan neste JEB’s e da Equipe Campeã do Amazonas composta pelo Suan e o Williams.

De acordo com o mestre Andrey, tanto o Suan, quanto o Williams, pertencem ao projeto de Xadrez da Coordenadoria 5 (Zona Leste de Manaus) das escolas da SEDUC. “O Projeto de Xadrez da Coordenadoria 5 já existe faz muitos anos, mas recomeçou com a minha atuação como professor e Treinador de Xadrez do Projeto a partir de julho de 2021, onde revelei e treino enxadristas como MN Suan Lira, Campeão Brasileiro Sub-14”. Além desta escola, devemos destacar o trabalho da professora Nayana e do professor Jhonis na Escola Jairo da Silva Rocha onde surgiu o Williams, explicou o treinador.

Suan, Andrey e Williams

Suan e Williams são exemplos brilhantes desse compromisso e dedicação. Sua conquista no Xadrez Pensado e Xadrez em Duplas é motivo de orgulho para o Amazonas e inspiração para jovens atletas em todo o país. Eles demonstram que, com determinação e apoio adequado, os talentos esportivos do Brasil podem alcançar o sucesso em nível nacional e até internacional. Com a conquista, Suan garantiu vaga na equipe Brasileira que irá representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-americanos, que será realizado no início de dezembro, em Santiago no Chile.

Continua depois da Publicidade

Dessa forma, o Amazonas e a Federação Amazonense de Desporto Escolar, estarão bem representados tanto em competições nacionais, quanto nas internacionais e Mestre Andrey não esconde a alegria das conquistas dos seus pupilos e de toda a delegação amazonense que teve um grande desempenho também. “Desde 1985 (fazia 38 anos) não éramos Campeão do JEB’s no Xadrez Individual Masculino. Em 1985 eu fui Campeão do JEB’s. Parabéns Suan, Williams e a todos que representaram muito bem o nosso Estado”, concluiu emocionado.

Continua depois da Publicidade

Informações colaboração: Magsson Harrison

Fotos: Arquivo Pessoal Andrey Neves