Magnus Carlsen vence Copa do Mundo de Xadrez e conquista o único título que faltava à sua carreira


CHEQUE-MATE

A competição aconteceu no Azerbaijão e contou com a participação de 206 jogadores do mundo todo

No dia 30 de julho deu-se início em Baku, no Azerbaijão, a Copa do Mundo da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) 2023. A edição desse ano contou com 206 jogadores disputando a categoria masculina e 103 jogadoras disputando o feminino. Mas a grande estrela da competição foi nada mais nada menos que o ex-campeão mundial Magnus Carlsen, que participou com apenas um objetivo: conquistar o último título que faltava em sua carreira e na manhã desta quinta-feira (24/08), o norueguês penta campeão mundial derrotou o fenômeno indiano Praggnanandhaa (Pragg) e sagrou-se campeão.

Continua depois da Publicidade

Durante o torneio, Magnus chegou a declarar em entrevista que estava entediado com o xadrez clássico e até chegou a afirmar que desistiu de defender o título mundial, com isso o chinês Ding Liren torna-se o atual detentor do título. Enquanto Magnus pensa em e aposentar aos 32 anos, depois de reconhecer que já venceu tudo que é possível ganhar individualmente no esporte, o indiano vice campeão da Copa do Mundo com apenas 18 anos, garantiu sua vaga no torneio de candidatos de 2024, que vai determinar o desafiante do atual campeão mundial do jogo dos reis.

De acordo com a FIDE, a Copa do Mundo de Xadrez (que acontece a cada dois anos) teve a maior premiação da história em torneios de xadrez realizados no mundo, totalizando de mais de € 2 milhões (quase R$10,5 milhões), sendo 60% para o vencedor e 40% para o segundo colocado, fora os outros prêmios pagos em patrocínio e a divulgação mundial que o evento trouxe, ao ponto de destacar o segundo colocado como o prodígio do xadrez e agora que Pragg esta na elite do esporte, todos os olhos estarão voltados para o indiano em suas próximas participações em torneios e campeonatos de xadrez.

Continua depois da Publicidade