Jenni Hermoso pede ‘medidas exemplares’ e FIFA abre processo disciplinar contra Luis Rubiales


POLÊMICA

A atacante da seleção espanhola se manifestou com relação ao episódio do beijo dado sem consentimento pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF)

O beijo forçado do dirigente espanhol Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), dado na jogadora espanhola Jenni Hermoso durante a premiação da final da Copa do Mundo Feminina pelo jeito trará sérias consequências. A Fifa abriu, nesta quinta-feira (24/08) um processo disciplinar contra o presidente após jogadora se pronunciar exigindo medidas exemplares por parte da federação.

Continua depois da Publicidade

De férias em Ibiza com companheiras da seleção espanhola, Jenni tem evitado se expor. Em suas redes sociais, faz apenas publicações referentes à viagem, ainda comemorando a conquista do Mundial na Austrália. Para se preservar, decidiu ser representada pelo Futpro. “O meu sindicato FUTPRO, em coordenação com a minha agência TMJ, encarregam-se de defender os meus interesses e serão os interlocutores deste assunto”, diz a declaração da atacante na nota publicada pelo sindicato na quarta-feira.

O Futpro começa o comunicado condenando “condutas que atentem contra a dignidade das mulheres” e pedindo à RFEF que “implemente protocolos necessários, garanta os diretos das jogadoras e adote medidas exemplares”. Também faz um apelo ao Conselho Superior do Esporte (CSD, na sigla em espanhol) para que haja “prevenção e intervenção frente ao assédio ou abuso sexual, ao machismo e ao sexismo”. O nome de Rubiales não é citado em nenhum momento, mas o trecho final faz referência ao episódio do beijo.

O primeiro-ministro espanhol condenou a atitude, que duas de suas ministras chamaram de violência sexual e nesta quarta-feira (23/08), Rubiales foi denunciado ao Ministério Público da Espanha pelo crime de agressão sexual, o mesmo pelo qual responde o brasileiro Daniel Alves. Ele ainda éalvo de outras duas investigações no Conselho Superior de Esportes da Espanha. Na quarta-feira, a Liga Profissional Feminina de Futebol da Espanha exigiu a demissão de Rubiales. O conselho fará uma reunião extraordinária na sexta-feira (25) para debater e se decidir sobre o caso.

Continua depois da Publicidade