ASTRONOMIA

Fenômeno “Afélio” deixa o planeta mais distante do sol nesta sexta-feira (05/07)

A partir de hoje a Terra está a uma distância de cerca de 152,6 milhões de km do Sol


Assim como todos os planetas do sistema solar, a Terra gira ao redor do Sol em uma trajetória que não é um círculo perfeito, mas sim um caminho oval chamado elípse. Isso faz com que fiquemos mais próximos ou mais distantes do Sol ao longo do ano e, nesta sexta-feira (05/07), a Terra atinge seu ponto de maior distância do Sol o chamado de afélio.

Foto: Divulgação

Ao atingir seu ponto mais distante nesta sexta, o planeta está a uma distância de cerca de 152,6 milhões de quilômetros do Sol, comparado a 147,5 milhões de quilômetros no ponto mais próximo do astro maior de nossa galáxia, que acontece no mês de janeiro e é chamado de “periélio”.

Continua depois da Publicidade

Imagem: Divulgação

No entanto, essa diferença não é muito grande, quando comparada a outros planetas, a órbita da Terra é quase circular. O afélio e o periélio tem uma diferença de menos de 2% da distância média entre a Terra e o Sol ao longo de sua trajetória. Vale lembrar que essa distância não influencia no clima e sim a inclinação do eixo da Terra de 23,5º, que é o que determina a diferença nas estações do ano.